PÁGINA OFICIAL DA CONCELHIA DA AMADORA DO CDS-PP
Com outra ambição, a Amadora pode ser diferente. Pode ser um local aprazível e seguro para viver, mas também um município dinâmico e inovador, capaz de atrair investimento e gerar empregos qualificados. Mãos à obra, porque a Amadora merece uma nova esperança, um novo rumo, um futuro melhor!



sábado, 12 de fevereiro de 2011

À martelada

.
A Vila Martelo, na freguesia da Mina, estava classificada como Imóvel de Interesse Municipal. Mas nem por isso deixou de ser tratada à martelada.

A classificação já era suficientemente restrita para permitir a entrada do camartelo, sem grandes dificuldades. O objectivo, modesto, era preservar um singelo painel de azulejos e algumas das casas da vila operária.

Preservar apenas algumas das 16 casas térreas que constituíam a vila era uma opção absurda, pois é evidente que o conjunto só fazia sentido no seu todo.

Mas nem as poucas casas que a Câmara Municipal da Amadora decidiu preservar tiveram grande sorte. A Vila Martelo foi rapidamente reduzida a um amontoado de escombros. E assim está, à espera da retoma do mercado imobiliário.

A Vila Martelo era um interessante testemunho do passado industrial da Amadora. Construída no final dos anos 20 do século passado, era um exemplo das vilas operárias erguidas no início do século XX, com o objectivo aproximar o local de trabalho e o local de habitação.
.
Foi destruída, como grande parte do património do concelho.

CDS-PP Amadora

Sem comentários: