PÁGINA OFICIAL DA CONCELHIA DA AMADORA DO CDS-PP
Com outra ambição, a Amadora pode ser diferente. Pode ser um local aprazível e seguro para viver, mas também um município dinâmico e inovador, capaz de atrair investimento e gerar empregos qualificados. Mãos à obra, porque a Amadora merece uma nova esperança, um novo rumo, um futuro melhor!



sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Moinhos da Funcheira: Valorsul avança com Plano de Eliminação de Odores


Após um período de queixas dos moradores da área envolvente à ETVO – Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, inaugurada em Março deste ano, na freguesia de São Brás, em que denunciavam os maus cheiros provenientes daquele equipamento, a Valorsul está a pôr em prática um Plano de Eliminação de Odores.

Em entrevista ao JR, João Figueiredo, presidente da Comissão Executiva, assumiu os erros do passado, mas revelou-se confiante neste plano."Tivemos alguns problemas, algumas situações que não correram como se esperava, mas não nos podemos esquecer que esta é a primeira instalação do género em Portugal e há coisas que só se aprendem com a experiência e que é preciso afinar", justifica.

Os odores que se fizeram sentir no final da Primavera e no início de Verão resultaram de uma conjugação de várias circunstâncias."Estávamos num período de mais calor, com ventos predominantes de Norte e houve uma deficiente utilização de alguns equipamentos", acrescenta.

Para colmatar estes problemas, a Valorsul colocou já em marcha o denominado Plano de Eliminação de Odores, que se divide em quatro vertentes. "A primeira, a vertente tecnológica, é a mais sensível e a mais exigente, e está relacionada com a monitorização de odores", revela o responsável."Está adjudicado um modelo científico de dispersão dos odores, que vai permitir identificar a origem dos cheiros e tomar medidas preventivas", acrescenta João Figueiredo.

Actualmente está a ser feito um estudo pelo consórcio composto pela Universidade de Aveiro e uma empresa internacional, com um painel de cheiradores, e cujas conclusões devem estar prontas no final do mês.

A segunda vertente, a que o presidente chama de "processo",está relacionada coma experiência da unidade. É no dia-a-dia que se identificam alguns problemas e se tomam medidas concretas."Houve um sem-número de acções que já foram feitas, como por exemplo fechar portas para estancar o odor dentro da instalação. Hoje há menos cheiros do que há dois ou três meses atrás", assume.

A cortina arbórea, uma das medidas há muito defendidas pelos autarcas locais, é a terceira vertente deste plano. A Valorsul está a aguardar o estudo prévio onde ficará patente qual o tipo de árvores a utilizar, em que quantidades e onde deverão ser colocadas. "É uma medida mais a médio prazo, porque as árvores demoram a crescer", explica João Figueiredo.

Por fim, a vertente da comunicação vai revelar-se igualmente numa mais-valia. Segundo o presidente da Comissão Executiva, para além das várias campanhas de comunicação junto da população, a Comissão de Acompanhamento da ETVO vai ter uma página na Internet, alojada no sítio da Valorsul, onde a população vai poder, com maior rapidez e facilidade, entrar em contacto com a comissão.

Para além disso, vai ser escolhido um painel de cheiradores, composto por moradores locais que residam em pontos estratégicos, para que sejam sinalizadores de quaisquer eventuais maus odores.

Notícia Jornal da Região

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr. João Castanheira

Sendo parte da comissão de acompanhamento da ETVO, sugeria que indagasse porque os Posts no Forum do site da CA, não aparecem nem têm quaquer resposta.
Os cheiros continuam

Obrigado