PÁGINA OFICIAL DA CONCELHIA DA AMADORA DO CDS-PP
Com outra ambição, a Amadora pode ser diferente. Pode ser um local aprazível e seguro para viver, mas também um município dinâmico e inovador, capaz de atrair investimento e gerar empregos qualificados. Mãos à obra, porque a Amadora merece uma nova esperança, um novo rumo, um futuro melhor!



sábado, 10 de junho de 2006

CDS-PP propõe criação da freguesia dos Moinhos da Funcheira

.
Os deputados do CDS/PP eleitos pelo círculo de Lisboa propõem a criação da freguesia dos Moinhos da Funcheira numa zona da Amadora com cerca de 10 mil habitantes, mas cuja população poderá duplicar nos próximos anos.

Para os populares, "a reorganização administrativa do concelho da Amadora não ficará completa sem a criação da 12ª freguesia, Moinhos da Funcheira, com o que se concretizarão os anseios e se suprirão certas necessidades básicas dos moradores na circunscrição territorial que corresponderá à área da futura freguesia".

Em declarações à agência Lusa, o deputado do CDS/PP António Carlos Monteiro considerou que a criação da freguesia irá "beneficiar a qualidade de vida dos moradores" daquela zona "de forte expansão urbanística e que está sujeita a uma forte pressão imobiliária".

Segundo António Carlos Monteiro, o território a abranger pela freguesia dos Moinhos da Funcheira conta com cerca de 6.250 eleitores inscritos, estimando-se que a população residente se aproxime dos dez mil habitantes.

No entanto, face ao número de fogos aprovados para esta área do município, a perspectiva é de que a população duplique ao longo dos próximos anos, adianta o CDS-PP no documento.

Os populares alertam que "o extremo norte da Amadora está sujeito a uma enorme pressão urbanística, que põe em risco alguns valores patrimoniais que importa salvaguardar" como o núcleo rural da A-da-Beja, a mata da Fonte das Avencas, a Quinta do Plátano ou o Casal da Fonte Santa.

António Carlos Monteiro salientou ainda à Lusa que estão instalados nos Moinhos da Funcheira vários equipamentos importantes para a Área Metropolitana de Lisboa, como a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul e a subestação do Alto da Mira, um dos mais importantes equipamento da Rede Eléctrica Nacional na região de Lisboa.

A ocupação desta zona do concelho para fins residenciais iniciou-se há cerca de 40 anos, reportando a meados da década de 80 o início do período de maior crescimento.

Inicialmente clandestinos, os imóveis foram posteriormente legalizados e mais recentemente ganhou peso a aprovação de grandes operações de loteamento, contam os democratas-cristãos.

Predomina em toda esta zona a função residencial, mas no bairro dos Moinhos da Funcheira existe um núcleo empresarial relevante.

Num projecto-lei a entregar hoje na Assembleia da República, os deputados do CDS-PP referem que a Câmara Municipal da Amadora nomeará a comissão instaladora, que será constituída por um representante da Assembleia Municipal, da autarquia, um representante da Junta e Assembleia de Freguesia de São Brás e cinco cidadãos eleitores da área da nova freguesia de Moinhos da Funcheira.

O Concelho da Amadora tem actualmente 175.872 habitantes, distribuídos por uma área de 23.8 Km2, o que se traduz numa densidade populacional de 7.411 habitantes por Km2, uma das mais elevadas de entre os concelhos que integram o Distrito de Lisboa.

A cidade da Amadora a terceira mais populosa a nível nacional.

Os deputados do CDS/PP vão realizar hoje uma visita aos Moinhos da Funcheira, onde manterão contactos com a população local.

Notícia LUSA/RTP
09-06-2006

Sem comentários: